top of page
PP
A Synno, oferece a mais linha completa de resinas termoplásticas do mercado.
Entre em contato com a gente para mais informações!
O que é Polipropileno (PP)?
Mais comum do que podemos imaginar, o polipropileno (PP) é um polímero termoplástico utilizado em diversas aplicações em nosso dia-a-dia.
Por ser um dos plásticos mais versáteis que existem, as suas propriedades como baixa densidade, boa resistência mecânica, elétrica e química, permite que essa “commodity” alcance uma excelente escalabilidade nos processos, assim como um excelente custo em seu produto final.
Quais são as suas vantagens?
Descoberto em 1954, o PP isotático homopolímero é o mais utilizado atualmente, devido à sua alta rigidez e resistência à fluência. Tratando-se de custo benefício, ele é o que melhor atende as mais diversas aplicações devido à sua baixa densidade, alta resistência à fadiga por flexão, boas propriedades mecânicas, térmicas e químicas, além de sua facilidade de processamento.
A sua baixa densidade (0,90 g/cm³, menor do que a da água), é uma das menores entre todos plásticos (isento de agentes expansores), promovendo leveza das peças produzidas e consequente menor custo logístico.
Porém, vale ressaltar que este material possui um ponto fraco: a sensibilidade aos raios UV e a fatores oxidantes. Os mesmos podem ser contornados utilizando aditivos
Quais são as aplicações mais comuns?
A sua facilidade de processamento permite uma utilização ampla quando comparado a outros polímeros.
Em injeção, a combinação de sua fluidez com temperaturas moderadas e moldes refrigerados, permitem a execução de ciclos rápidos, altas taxas de produtividade e consequente baixo custo no produto final.
Também pode ser utilizando em processos de sopro, termoformação, rotomodelagem, extrusão, impressão 3D, usinagem, entre outros.
Sua gama de aplicações abrange desde utensílios doméstico até componentes de alta complexidade.
Pode ser encontrado em copos, tampas roscadas (bebidas e medicamentos), tampas com dobradiça (para alimentos cosméticos e medicamentos), embalagens flexíveis, máscaras, seringas de injeção, postes domésticos, brinquedos, embalagens em geral, componentes automotivos, eletrodomésticos, entre outros.
Versões
PP Polipropileno
O polipropileno (PP), dispõe de diversas versões alternativas como as que apresentam estrutura atática ou sindiotática, como os copolímeros, termopolímeros e expandidos (EPP), além de permitir a utilização com diversas cargas e fibras que influenciam e modificam suas propriedades mecânicas, tornando-o competitivo e passível de utilização em diversas aplicações de engenharia.
O polipropileno biorientado (BOPP) também tem sido largamente utilizado em embalagens flexíveis para alimentos.
PP Homopolímero
É a versão de PP mais resistente e capaz de suportar altas temperaturas, podendo ser esterilizado com raios gama e óxido de etileno.
Em temperaturas abaixo de 80°C, essa versão possui uma boa resistência química contra ácidos e bases. Além disso, são poucos os solventes orgânicos capazes de dissolvê-los a temperatura ambiente.
Possui uma excelente resistência elétrica e mecânica, porém em temperaturas abaixo de 0°C, ele se torna frágil e quebradiço.
Normalmente é utilizado em embalagens e seringas, uma vez que esta versão possui excelente rigidez e é atóxico.
Se compararmos com o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), este produto diverge principalmente no que diz respeito à menor densidade, rigidez e dureza superficial. Possui também, melhor resistência ao stress cracking, porém possui maior ponto de amolecimento, menor resistência ao impacto e maior fragilidade em baixas temperaturas, além de ser mais sensível à oxidação.
É utilizado normalmente na fabricação de dobradiças, autopeças, embalagens para alimentos, fibras e monofilamentos.
PP Copolímero
Possui uma excelente resistência mecânica em baixas temperaturas, além de ser mais flexível e resistente do que o PP Homopolímero. Porém, vale ressaltar que a sua resistência química é inferior, o que pode ser aumentada quando modificado com borracha termoplástica além de possuir maior resistência ao impacto.
PP Random
É um Polipropileno copolímero randômico de propeno e eteno (copolímero aleatório), sendo este indicado para o processo de moldagem por injeção. Possui baixa transferência de odor e sabor, além de ter uma boa processabilidade, garantindo assim uma alta produtividade. Vale ressaltar que o mesmo possui uma excepcional transparência e brilho, além de um ótimo balanço rigidez/impacto.
bottom of page